top of page
  • Thiago de Luca

Prof. Thiago de Luca entrevista diretores, gerentes e alunos da área da Educação, publicando os resu

Entre 2013 e 2020 o Prof. Thiago de Luca apresentou trabalhos sobre a Educação nos principais congressos do país.

Em 2013, o professor entrevistou mais de 200 alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas sobre Educação Financeira. Na ocasião, foi constatado que os alunos não sabiam conceitos básicos como "renda", "desconto" e "juros", e que não havia diálogo com os pais, muitas vezes por também não terem tido uma formação adequada.

Já em 2017, o professor analisou os processos de captação de alunos de uma Universidade Federal. Os resultados demonstraram que os alunos têm buscado informações e fazendo os procedimentos de matrícula por meio de seus celulares.

Prof. Thiago de Luca e Mestre Gustavo Gonçalves em apresentação

Prof. Thiago de Luca e Mestre Gustavo Gonçalves em apresentação no SEMEAD

Agora em 2020, dois trabalhos serão apresentados:


No primeiro, 28 diretores de universidades foram entrevistados para explicarem como o conhecimento é absorvido em processos de captação de alunos. Em linhas gerais, apesar de existirem muitas diferenças entre empresas familiares e organizações não familiares, há alguns pontos que influenciam todas as organizações como conhecimento prévio adquirido, treinamento contínuo, metas bem definidas e gestão das resistências.


No segundo, 6 diretores de start-ups do setor educacional foram entrevistados sobre como acontecerá a inovação no setor educacional. A aposta para o momento são os vídeos e cursos de curta duração. Vídeos de 5min, 3min... Parece uma tendência.


É claro que os trabalhos são muito maiores e com muitas páginas de aprendizado, mas este foi um super resumo.


// Referências //

2020 RIBEIRO, Thiago de Luca; GONÇALVES, G.; COSTA B. K; STOROPOLI, J. E.; TEIXEIRA, J. Absorptive Capacities in Higher Education Institutions: The Case of the Enrollment Processes. In: IX ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA - 3Es, ANPAD.

RIBEIRO, Thiago de Luca; GONÇALVES, G.; COSTA B. K; STOROPOLI, J. E.; TEIXEIRA, J. Inovação em modelos de negócios de start-ups brasileiras no setor educacional. In VIII SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade & 8º CIK Conferece.

2017 RIBEIRO, Thiago de Luca; GONCALVES, G. ; COSTA, B. K. ; STOROPOLI, J. E. . Melhoria no processo de captação de alunos em uma instituição de ensino superior localizada no Nordeste. In: VI SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade e V ELBE - Encontro Luso Brasileiro de Estratégia, 2017, São Paulo. ANAIS VI SINGEP, 2017.

2013 RIBEIRO, Thiago de Luca. Educação Financeira como disciplina escolar. CONIC SEMESP. 2013

21 visualizações0 comentário
bottom of page