• Thiago de Luca

Trabalhos #01: Perspectivas de eventos

Alunos do 1º ano de marketing integrado ao ensino médio, da escola ETEC de São Sebastião, dão show em sala de aula. Dentro do componente Comunicação Mercadológica, foi abordado o assunto classificação de eventos. O trabalho proposto tinha como objetivo expandir o processo reflexivo dos alunos, demonstrando que não necessariamente um evento classificado como X não possa ser Y, esta ideia vai de encontro com o pensamento contemporâneo do mundo acadêmico e do mundo dos negócios, que a cada dia quebra mais preconceitos e respostas previamente formatadas, ao invés de pensadas. No mundo dos negócios, o processo de tomada de decisão proposto por Herbet Simon, que o divide em decisões programadas e não programadas, cada vez mais quebra a ideia de que as decisões pré-formatadas são mais seguras e preferidas, pois hoje, muito em visão da globalização e das rápidas mudanças tecnológicas - principalmente no que tange a transação de dados - existe um incentivo às decisões criativas e inovadoras, e os alunos parecem ter entendido e dado conta do recado.


Com vocês, 1º ano de marketing integrado ao ensino médio:


Evento: jantar - Negócios ou Diversão?

Alunos: Luana W.; Mariáh e Matheus L.


Quando o jantar possui um caráter de debate e discussão, ele é classificado como dialogal, já quando representa um encontro focado em entretenimento e diversão, é chamado de evento coloquial.

Evento: Encontro de mestres pokémon

Alunos: Ana C.; Ana F.; Bruna; Giovanna e Maryany

Na visão dos alunos, este evento pode ser classificado como coloquial, pois a caça pokémon nada mais é do que a interação dos usuários de um jogo, mas também pode ser classificado como evento competitivo, pois existe uma disputa acirrada para ver com quem fica determinado pokémon.

Nesta aula, a delimitação da classificação ficou em 4 categorias, sendo:

Dialogal - Eventos baseados em discussão e debate. Ex.: Entrevista de emprego, encontro para negócios, assembleias, congressos.

Coloquial - Eventos baseados em entretenimento.

Ex.: Festa de 15 anos, happy hour.

Competitivo - Eventos baseados em competição.

Ex.: Gincanas, olimpíadas, maratonas, corridas.

Demonstrativo - Eventos baseados em demonstração.

Ex.: Desfile de moda, lançamentos, shows.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo