top of page
  • Thiago de Luca

Administração sob a ótica dos concursos #01

Contrato fechado! Conteúdo concluído e data provável de lançamento decidida!

Com o advento da Bienal (de livros) tive a oportunidade ideal de analisar e escolher uma editora que representasse ideais parecidos com os meus. Neste momento pude conhecer a figura descontraída e profissional de Daniel Pisnky, proprietário da Editora Labrador e sócio da Editora Contexto. Fechamos! O livro administração sob a ótica dos concursos será lançado na primeira semana de dezembro, sendo editado e revisado pela Editora Labrador; além disso, teremos o Selo Universitário, o qual representará o reconhecimento de que esta é uma obra voltada para estudantes de ensino técnico, superior, e - principalmente - concurseiros.


Thiago e Daniel Pinsky

Thiago de Luca e Daniel Pisnky

Selo Universitário


Por que comprar esta obra? O livro versará sobre os principais assuntos cobrados em provas, seja de faculdade ou curso técnico, ou principalmente Concursos. O livro é composto por teorias simplificadas e objetivas, contexto prático, imagens e esquemas mentais, e questões de concursos comentadas e propostas - com gabarito. A distribuição dos capítulos será a seguinte:

01 - Teoria administrativas Neste capítulo serão abordados os assuntos: Administração científica (taylorismo); Ford e a produção em massa; Teoria Clássica (Fayol); Teoria das Relações Humanas; Burocracia de Weber; Teoria Estruturalista; Teoria de Sistemas; Teoria Contingencial; Drucker e a Administração Por Objetivos (APO).


02 - Planejamento e Estratégia

Neste capítulo serão abordados os assuntos: O que é o planejamento; Hierarquia do planejamento; Planejamento por cenários; Método Delfos; Administração estratégica (Missão, visão, negócio, valores; SWOT; formulação, implementação e controle da estratégia); Escolas do planejamento; Estratégias Genéricas (Ansoff, Porter, Miles e Snow, e outros); Matriz BCG; Estratégias Funcionais; Benchmarking; Balanced Scorecard; Mapa estratégico e muito mais.


03 - Organização e Estruturas

Neste capítulo serão abordados os assuntos: Organização como Função, Organização como Entidade, Organização Formal e Informal; Divisão de Trabalho; Especialização, Hierarquia, Autoridade e Responsabilidade; Amplitude de Controle; Centralização, Descentralização e Delegação; Departamentalização (por funções, projeto, clientela, geografia, matricial e outros); Estrutura das organizações (Linear, Divisional e outras); Estrutura em Rede, Organização por Equipes; Global Sourcing e Outsorcing; Configuração das organização conforme Mintzberg e outros.


04 - Direção e Decisão

Neste capítulo serão abordados os assuntos: O que é direção?; O que é motivação?; Teorias motivacionais de Conteúdo (Teoria da Hierarquia das Necessidades, Teoria dos Dois Fatores, Teoria ERC, Teoria X e Y e Teoria das 3 Necessidades); Teorias motivacionais de Processo (Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade, Teoria do Estabelecimento de Objetivos e Teoria do Reforço); O que é liderança?; Motivação dos Liderados (líder transacional, transformacional e carismático); Teoria dos traços de personalidade; Estilos de Liderança (liberal, democrático e autocrático); Teorias situacionais de liderança (Fiedler, Blake e Mouton, Hersey e Blanchard); Tomada de Decisão; Decisões programadas e não programadas; Modelo de decisão racional; Racionalidade Limitada; Situação de Risco, Certeza e Incerteza; Estilos de decisão (Analítico, conceitual, diretivo e comportamental) e outros.


05 - Controle e Ferramentas de Auxílio

Neste capítulo serão abordados os assuntos: O que é controle?; Fases do controle; Tipos de Controle (preventivo, simultâneo e posterior); Indicadores de desempenho; Six-Sigma; Brainstorming e Método 635; Campo dinâmico de forças; Árvore de decisão; Panorama da Qualidade (principais eras da qualidade); Principais autores da qualidade (Shewhart, Deming, Juran, Feigenbaum, Crosby e Ishikawa); Ciclo PDCA; Diagrama de Causa e Efeito; Fluxograma, Organograma e Histograma, Princípio de Pareto; Diagrama de Dispersão e Gráfico de Controle; Folhas de Verificação e Estratificação e muito mais.


Todos os assuntos são compostos por base teórica de maneira simples de entender; contexto prático; imagens esquematizando o entendimento e questões de concursos comentadas e propostas.


As questões foram retiradas dos principais concursos, como Tribunais (TRE, TJ, TRF...), Policiais (Polícia Federal, PM, etc), Entidades da administração indireta (Petrobrás, Telebrás, Homobrás, INPI); Ministérios (MPOG...), Agências Reguladoras (ANATEL, ANTT, etc.) e aplicadas pela principais bancas, como VUNESP, Cespe, FCC, CESGRANRIO. São questões atualizadas, muitas de 2015 e 2016!!! Este livro está simplesmente I M P E R D Í V E L.


Em breve, mais informações sobre o livro.

85 visualizações0 comentário
bottom of page